Saiba mais sobre Xororó

0

 

Durval de Lima, mais conhecido como Xororó, é um músico, compositor e produtor musical brasileiro de música sertaneja nascido em Astorga, município situado no Norte Central do Paraná.

Xororó é casado com Noely Lima, com quem teve dois filhos: Sandy e Junior Lima, os quais, assim como o pai, engataram no mundo da música. O sertanejo ficou conhecido ao se juntar com um de seus irmãos, José Lima Sobrinho, mais conhecido como Chitãozinho.

Relacionamento com Noely

Xororó foi contratado para fazer um show junto com o pai de Noely que, ao precisar subir ao palco para se apresentar, pediu que o sertanejo tomasse conta de sua filha: “

Eu fui para assistir junto, e meu pai, quando foi subir para cantar, falou para ele: ‘você toma conta da minha filha?’. Um rapaz ficou me assediando, falei que ele estava me perturbando e ele me deu o braço, disse ‘vai lá e fala que você é minha noiva’. A gente se despediu, três meses depois nos encontramos no circo, por coincidência”

“Ele pegou na minha mão, não falei mais nada. O primeiro beijo foi uma semana depois. Meu pai torcia pelo namoro. Eu dei a real para ele: ‘é o seguinte, aqui você não vai brincar”, revelou Noely.

“Ela sempre foi linda. Eu tinha 21 [anos] e nunca tinha me apaixonado de verdade. Meu único amor mesmo. Eu me emociono. Ela tinha muito medo porque era realmente pura. Depois do casamento que aconteceu a primeira vez”, confessou o sertanejo.

Chitãozinho e Xororó

Assim, nasceu a dupla sertaneja de irmãos Chitãozinho e Xororó, considerada uma das mais bem sucedidas do país. A dupla é recordista em vendas de discos aqui no Brasil, tendo chegado ao número de 37 milhões de álbuns vendidos.

Além disso, a dupla cujo nome foi baseada na canção homônima originalmente criada por  Serrinha e Athos Campos. Na música, o cantor diz que vive só e só se alegra quando cantam o inhambuxitã e o xororó. 

A dupla chegou a ganhar quatro prêmios Grammy Latino, que é uma premiação criada para músicos latino-americanos. As conquistas de Chitãozinho e Xororó beneficiaram não só a eles, mas a vários outros que também queriam seguir carreira sertaneja.

Herança

Por ser a primeira dupla sertaneja a introduzir esse estilo musical nas rádios e televisões, Chitãozinho e Xororó são muitos admirados e reconhecidos por diversos outros artistas como Lenine, Roberto Carlos, Victor Chaves e Zezé di Camargo, confira:

“Chitãozinho & Xororó foram os primeiros a mostrar um tipo de expressão que o grande Brasil não conhecia. A música brasileira tem que reverenciar Chitãozinho & Xororó. Foram os primeiros a colocar a canção sertaneja na Billboard, nas rádios FM, em todos os programas de TV e vender milhões.”, afirmou Lenine.

“Chitãozinho & Xororó são da maior importância na nossa música pela beleza e pela qualidade do que fazem. A combinação de suas vozes resulta em um som muito bonito e bastante agradável, com uma interpretação e um estilo de grande personalidade. Além de tudo, são respeitadíssimos pelos colegas e pelo público”, disse Roberto Carlos sobre a dupla.

“Há várias fases pelas quais passou a música sertaneja, e dentro desse contexto existem duplas fundamentais para essas mudanças. Chitãozinho & Xororó estão inseridos em duas dessas fases. Primeiro com 60 Dias Apaixonado, que influenciou várias duplas. Depois, se reinventando com “Fio de Cabelo”, que provocou uma renovação tão forte, que os reflexos são sentidos até hoje.”, explicou Victor Chaves.

“Não dá para escrever um livro sobre a música popular brasileira sem que seja dedicado um grande capítulo a Chitãozinho & Xororó.”, elogiou Zezé.

Separação da dupla Chitãozinho e Xororó

Tudo que é bom um dia chega ao fim, mas mesmo sendo uma das melhores duplas sertanejas, os irmãos permanecem firmes e fortes depois de 50 anos de carreira e diversos boatos de separação. 

Cada dia mais deboche!

Quem será o mais novo campeão do Big Brother Brasil? Não sabemos! Mas estamos ansiosos para saber quem será o novo integrante dessa lista, e você? deixe nos comentários para quem está sendo sua torcida e siga nossa página para acompanhar tudo sobre o Big Brother Brasil 21!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.