Qual a importância do pH do shampoo?

0

Falar sobre pH do shampoo não é uma jogada de marketing, o pH de fato interfere diretamente na aparência e textura do cabelo. Utilizar um produto com o índice incorreto de pH pode provocar serias consequências na cabeleira.

O uso do shampoo errado pode provocar ardência, coceira e vermelhidão, além de prejudicar os fios.

O que é pH e como ele é medido?

O pH é o potencial hidrogênico, um índice que mostra o quanto a substância é alcalina, neutra ou acida em uma escala que vai de 1 a 14.

O índice de pH pode afetar a qualidade dos fios
O índice de pH pode afetar a qualidade dos fios

Quando um produto é adequado para o cabelo, evitamos o crescimento de fungos e bactérias, além de manter as cutículas dos fios alinhadas e sempre saudáveis.

Confira as dicas sobre o pH do shampoo!

A pergunta mais importante é, qual o pH ideal para o shampoo? O couro cabeludo tem um pH que pode variar de 3.8 e 5.6, o que significa que a região é um pouco acida.

Para não se tornar agressivo ao cabelo, o shampoo usado deve ter um pH entre 5 e 7; já o condicionador apresenta um índice de 3,5 e 4,5.

Atualmente é possível encontrar shampoo com indicies de pH variados para se adaptar aos vários tipos de cabelos.

Escala de pH dos shampoos

O indicado para limpar sem agredir é sempre entre 5 e 6,5. Mas não basta ter pH baixo, o produto tem de ter um ativo hidratante.

Shampoo e condicionador devem ser usados para manter a qualidade dos fios
Shampoo e condicionador devem ser usados para manter a qualidade dos fios

Quando a cutícula se abre na lavagem tais componentes são os responsáveis por penetrar na estrutura capilar, causando a maciez e brilho desejado.

O condicionador precisa ter um índice baixo, para fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo.

Próximo ao dos cabelos

Parece confuso como uma aula de quimica mas é algo simples de se entender: o pH dos produtos capilares deve ser próximo ao dos cabelos, sendo o ideal ago em torno de 6,5. Qualquer cosmético com o pH maior que 7 deve ser evitado.

Basicamente, quando um produto que possui o pH supeior a 7 é usado diariamente, ele causa irritação no couro cabeludo. “Tambem fragiliza os fios que se tornam finos, quebradiços e sem brilho.

Shampoo com pH baixo está liberado!

Quando o cabelo é lavado com pH baixo, as madeixas ganham brilho, textura, aspecto saudável e fácil de pentear. Estes são sempre os mais indicados para lavar o cabelo diariamente.

pH baixo mantêm o brilho e os aspecto de saúde dos fios
pH baixo mantêm o brilho e os aspecto de saúde dos fios

O shampoo de limpeza é um caso a parte, ele possui um pH superior a 7, porem isso acontece porque ele precisa abrir as escamas dos fios para remover os resíduos que acumulam nos fios, por isso SO pode ser usado uma vez por semana.

Podemos exemplificar com os alisamentos que tem substancias alcalinas com pH maior do que 7 por isso é necessário aplicar o neutralizante em seguida.

Evite o shampoo infantil

Por causa dos adeptos do Low-poo, o uso de shampoo infantil tem se tornado bastante recorrente. Esse método é baseado em tratar os cabelos com produtos que tenham fracos índices de químicos e de modo mais natural possível.

No entanto apesar de serem livres de alguns produtos químicos como o sulfato, os shampoos infantis tem o índice de pH neutro (7), ou algo acima do 7,2(alcalino).

Quem tem o cabelo seco, ou faz escova progressiva, precisa fugir da linha infantil. Por causa da variante no pH, esses produtos vão ressecar os cabelos com química, o uso diário deixará os fios fracos, o que vai fazer a escova durar bem menos.

O shampoo ideal para cabelos com química

Se você tem química no cabelo, o ideal é se preocupar com o pH baixo, já que os produtos vão manter o cabelo e o couro cabeludo em excelentes condições.

Sempre confira o pH na embalagem do shampoo, ou se a fórmula é balanceada para o seu tipo de cabelo. Use produtos que tragam equilíbrio natural, dependendo da sua necessidade.

Verifique as indicações do shampoo na embalagem
Verifique as indicações do shampoo na embalagem

Invista nas formulas que psosam resolver o seu problema, independente de seu cabelo ser oleoso, seco, sem brilho ou rebelde.

Se seu shampoo não diz o nível de pH sera necessário usar um medidor que pode ser encontrado em casas de cosméticos ou lojas especializadas em salões de beleza.

Com essas dicas você vai encontrar o shampoo que precisa para continuar brilhando. E continue acompanhando o puro deboche para aprender cada vez mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.