O que você precisa saber sobre os dentes de leite

0

Os dentes de leite são aqueles que surgem no começo da infância humana. tambem são conhecidos como dentes temporários, e com o tempo são substituídos pelos permanentes.

O nome dessa fase da dentição recebe este nome por coincidir com a fase da amamentação.

O ser humano tem 20 dentes de leite. 10 em cima e 10 em baixo. Em cada arcada tem quatro dentes incisivos, dois caninos e quatro molares.

quando eles aparecem

As idades em que saem podem variar de humano para humano.

O nascimento do primeiro dente de leite é um momento importante para o desenvolvimento da criança. Isso permite que ela comece a ingerir alimentos mastigáveis em sua dieta.

Do mesmo jeito que constituem um suporte para as crianças começarem a falar. Outra vantagem é que eles mantêm o espaço para a chegada dos dentes permanentes.

O nascimento dos dentes de leite

O primeiro dente s urge em algum momento entre o quinto e o oitavo mês de vida. os primeiros a darem sinal são os incisivos inferiores. O processo é sempre desconfortável e doloroso para a criança que fica irritada, perde o apetite e pode chegar a ter febre.

É bastante comum os bebes começarem a mastigar coisas nesse período para aliviar a dor. Uma ajuda para esse processo é oferecer mordedores, eles servem para acalmar e não agridem a gengiva.

primeiros dentes de leite

No momento em que os primeiros dentes começam a dar sinal, a gengiva fica inflamada e bastante avermelhada. Quando o dente vai sair surge uma cor branca.

A maioria das crianças recebe os últimos dentes de leite aos 3 anos de idade. Mas é comum que possa acontecer um pouco antes ou depois. Se a dentição estiver completa aos 4 anos ou aos 2 anos não estranhe.

A importância dos primeiros dentes

Eles são essenciais para falar e mastigar, alem de abrir espaço para que os pemanentes saiam sem grandes dificuldades no momento adequado para eles.

Quando um dente de leite é perdido antes do tempo, o permanente se move para o lugar aberto. Isso pode fazer com que o dente que deveria assumir aquele espaço acabe se acumulando e causando uma dentição torta.

Medidas de higiene e cuidados com os dentes de leite

A criança deve ir ao dentista quando o primeiro dente de leite aparecer. Isso vai garantir uma boa saude bucal. As visitas ao dentista deve ocorrer anualmente.

A boca de um bebé deve ser lavada desde os primeiros dias de vida. com um pano úmido e limpo. Assim que os dentes nascem é necessário comprar uma escovinha e fazer a higienização. Isso evitara que as cáries se aproximem.

dentição saudável

A forma correta de escovar é pela manha e a noite, com uma pequena quantidade de creme dental. A quantia vai aumentando conforme a idade, mas nunca deve ser maior que uma ervilha.

Esse habito de escovação deve ser tornar permanente.

O fim dos dentes de leite

Os dentes começam a cair próximo aos 6 anos de idade. Os primeiros a afrouxar são os incisivos inferiores. A raiz do dente de leite é absorvida pelo permanente assim ele fica preso ao lugar apenas por uma fina camada de tecido.

permanentes substituindo dentes de leite

Os dentes vão caindo aos poucos, até os 12 anos. Quando a criança completar 13 provavelmente ja terá todos os dentes permanentes nolugar.

Se os dentes de leite não caírem naturalmente, será necessária uma extração.

Com os permanentes os cuidados diários devem ser mantidos e nunca esqueça de ser acompanhado por um especialista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.