Conservas caseiras prolongam a vida útil dos alimentos
Comida enlatada, ou congelada é um aliado de quem tem o dia a dia corrido de mais. Na hora do aperto quem nunca parou pra fazer um Cup Noodles?
Infelizmente alimentos enlatados apesar de práticos são ricos em sódio e conservante o que não impede você de criar seu próprio enlatado.
Além de rico em sabor e praticidade, os alimentos ganham mais vida útil quando passam por esse processo. A vantagem no processo caseiro é a queda no teor de sódio, além de não possuir nenhum aditivo ou corante.
A escolha do alimento
O primeiro passo para uma boa conserva é escolher sabiamente os alimentos. os peixes por exemplo ficam com um sabor mais intenso, por isso as melhores opções são: sardinha, atum, aliche, arenque e anchova.
Na hora de selecionar, observe a condição do alimento, se ele esta brilhando e possui guelras e escamas bem presas e consistentes.
Entre os legumes, a dica é apostar em produtos consistentes como: cenoura, beterraba, berinjela, pepino, tomate e repolho. É necessário cozinhar esses alimentos antes de transformá-los em conserva, e sempre deixe no ponto ao dente.
Para preparar prefira alimentos extravirgem e especiarias. Os nutrientes e compostos bioativos presentes nos ingredientes trazem benefícios nutricionais. Um bom exemplo disso é o licopeno que fica mais forte no tomate quando passa por processamento térmico e mecânico, e quando está com óleos.
Por isso se torna mais benéfico consumir um tomate em conserva do que cru.
Alguns estudos apontam que o atum e a sardinha em conserva no azeite tem mais ômega 3 que os alimentos cru e assado. O azeite ajuda na absorvição de vitaminas e é fonte de antioxidantes, um grande aliado a saude que contribui para o controle do colesterol, favorecendo a saude cardiovascular.
As especiarias podems er contadas como aliadas a saúde, como a pimenta, o gengibre ou a canela, que possuem efeito termogfenico natural, acelera o metabolismo e favorece o emagrecimetno.
A cúrcuma e a pimenta podem reduzir o stress oxidativo, ajudando nos procedimentos antiflamatorios.
Mas é bom lembrar que a quantidade desses temperos nas conservas deve ser baixa, o que vale aqui é a combinação de ingredientes.
Na hora do preparo
Conservas caseiras devem ser guardadas em potes de vidro lavados e esterilizados, para isso basta colocar em uma panela com água e ferver por 15 minutos. Deixe esfriar de forma que o ar circule por todos os lados. Após secar completamente, reserve em local limpo.
A validade vai depender do tipo de conserva, se estiver vedada duram cerca de tres meses em temperatura ambiente. após aberto devem ser conservada na geladeira por sete dias.
Cubra o conteúdo do pote com uma camada de azeite sobre o alimento porque ele funciona como um lacre eficiente.
Para testar em casa
Conserva de folhas de couve e cogumelo
- 500 g de cogumelo Paris ou porto belo
- 2 folhas médias de couve rasgadas ou picadas
- 3 dentes de alho picados grosseiramente
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de orégano
- 1 pimenta dedo-de-moça picada grosseiramente
- 2 xícaras (de chá) de vinagre de maçã
- 2 xícaras (de chá) de água mineral
- 1 1/2 colher (de sopa) de sal
Modo de preparo
retire a sujeita do cogumelo com uma folha de papel toalha. Na panela cozinhe com água por 10 minutos, escorra e guarde. descasque e pique o alho, reserve e guarde, corte as folhas de cousa e reserve, retire as sementes da pimenta, corte, e guarde;
Em uma panela misture o sal, o vinagre e a água. Deixe em fogo baixo até ferver;
NO vidro esterilizado, coloque o couve, cogumelos, pimenta e o alho. cubra com a salmoura e tampe o frasco. Cozinhe o frasco por 10 minutos em banho maria.
Ficará apropriado para consumo em 10 dias.
Escabeche de sardinha
- 800 g de sardinha limpas, sem cauda e sem cabeça
- 3 cebolas médias cortadas em tiras
- 4 dentes de alho picados
- Meio pimentão vermelho picado grosseiramente
- Meio pimentão amarelo picado grosseiramente
- 10 folhas de alfavaca
- 1 ramo de orégano fresco
- 2 xícaras (de chá) de azeite de oliva ou óleo de girassol
- 1 1/2 xícara (de chá) de vinagre de maçã
- 1 1/2 xicara (de chá) de água mineral
- 1 1/2 colher (de sopa) de sal
modo de preparo
Em uma panela de pressão, cubra o fundo com cebola e coloque as sardinhas. acrescente pimentão, folha de alfavaca, oregano e alho.
Acrescente sal, azeite, vinagre e água. Tampe e leve ao fogo medio.
Quando apitar baixe o fogo e deixe por 20 minutos, deixe esfriar coloque em pote de vidro. Dura 3 dias em geladeira.
[…] Conservas caseiras prolongam a vida útil dos alimentos […]