Como utilizar o círculo cromático

1

O círculo cromático pode ajudá-lo. Faça a sua combinação de cor favorita.

Como usar o círculo cromático na maquiagem

Se você acredita que precisa usar uma sombra azul porque está com uma blusa azul, tenho certeza que vai gostar de usar a círculo cromático na sua montagem.

Não existe problema em combinar sombra com roupa, porem, se for uma ação constante pode acabar cansando. Existem combinações mais interessantes e menos repetitivas para serem feitas.

É bem provável que em algum momento em sua vida já se deparou com o círculo cromático ou as famosas paletas de cores.

O círculo cromático é o básico das ferramentas na hora de pintar quadros, cabelos e pode ser usado também na hora da maquiagem. Ele pode servir como guia para combinar sombras, roupas e corrigir manchas.

Tudo começa com a sua criatividade, e por meio dela você começa a montar sua palheta de cores com esta referência.

Entendendo o círculo cromático

No círculo encontramos várias cores ao lado da outra. Entenda a baixo como elas são agrupadas.

Cores primárias

Azul, amarelo e vermelho são classificadas como cores primárias. Essas cores são consideradas primordiais porque não podem ser criadas a partir da mistura de outras cores e estão presentes na composição de outras cores derivadas. Assim, essas cores primárias podem se unir entre elas e com outras cores derivadas para formar novas cores.

Cores secundárias

Este é o resultado da combinação de duas cores primárias, gerando uma terceira cor, por exemplo: amarelo + azul = verde; vermelho + azul = violeta; amarelo + vermelho = laranja.

Cores terciárias

Esse é o resultado da combinação de uma primária com uma secundária, o que gera cores com ‘nuances’ encontrados entre uma primária e uma secundaria no círculo de cores.

Cores quentes e cores frias. (Foto: Reprodução/Internet)
Cores quentes e cores frias. (Foto: Reprodução/Internet)

Em um círculo de cores podemos ter de um lado as cores quentes e do outro as cores frias.

paleta de cores
Paleta de cores, incluindo primárias e secundárias. (Foto: Reprodução/Internet)

O círculo cromático é bastante usado em artes de decoração, design, maquiagem, artes colorimetria de cabelo, e tudo que se refere a pintura.

Com ele é possível fazer combinações diversas entre as cores do círculo para ter um ‘design’ com efeitos monocromáticos, neutralizações de tons e destacar as partes certas do rosto.

Dentre todas as cores possíveis em uma palheta existem vários tipos de combinações que podem ser feitas.

Saiba o que é cada tipo de combinação. (Foto: Reprodução/Internet)
Tipos de combinação usando o círculo. (Foto: Reprodução/internet).

Tipos de combinação usando o círculo cromático

Existem varias formas de combinar as cores do círculo, essas são as formas mais usadas, mas claro a criatividade conta muito na hora de fazer o seu combo de cores.

A combinação complementar:

Quando cores que estão de lados opostos do círculo são usadas juntas, lado a lado, elas dão um destaque e evidência ao serem combinadas. Essas cores criam um contraste que se torna magnifico tanto em maquiagem como em roupas.

cores complementar
Cores complementares na make e na roupa. (Foto: Reprodução/Internet)

Combinando cores complementares – opostas no círculo

Se você tem duas cores complementares e mistura, terá um resultado neutro de tonalidade.

Isso é um dos motivos de shampoo da cor violeta neutralizar luzes do cabelo amarelo. ou corretores anularem manchas na pele.

cores que se anulam
Cores que se anulam. (Foto: Reprodução/internet).

Círculo cromático na maquiagem

Primeiro escolha o ponto de partida, depois uma cor de referência. Pode ser cor do olho, da roupa, do blush ou um acessório que será o seu destaque do seu look.

Para exemplificar vamos pensar neste cenário, uma combinação complementar com referência nos olhos.

Faça uma maquiagem com uma tonalidade oposta aos seus olhos. Algumas mulheres com olhos claros, tem a tendência de pensa que usar o mesmo tom na make para dar um bom destaque nos seus olhos.

Quando na verdade a cor que destacam azul é o laranja, isso dá um maior destaque e como consequência um contraste de realce da cor do olho.

Combinação complementar com referência nos olhos. (Foto: Reprodução/Internet)
Combinação complementar com referência nos olhos. (Foto: Reprodução/Internet).

Combinação triádica com a cor da sombra

Vamos fazer um exercício de combinação de cores. Como ponto de partida você vai escolher uma cor tornar os seus olhos o ponto de destaque da sua make. Se a cor da sombra for um roxo, seu ponto de partida será roxo.

Para formar a tríade de cores, formando um triângulo no círculo, as suas outras cores de combinação será o laranja e o verde. Para adicionar essas cores na make você pode usar um lápis verde e um blush laranja.

O círculo de cores está a seu favor, use brinque e mostre que você é puro deboche.

1 comentário
  1. Rosemary Souza Dos Santos Diz

    Gostei das explicações deste ponto de partida da para fazer um monte de combinaçoes, tanto nas roupas como na maquiagem, também entendi porque usam o nome, cores neutra, primárias e secundárias, gostei muito e já compartilhei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.