A questão racial no BBB – como o lacre e a discórdia afeta os participantes?
Em pouco tempo o BBB 21 ja é uma das edições mais marcantes por colocar em cheque as tematicas de saude mental, o medo do cancelamento, a questão racial, e a discorida constante sobre a forma que os participantes falam e agem em momentos diversos.
Os participantes não imaginam que a repercussão de suas ações estão tomando proporções gigantes do lado de fora, por exemplo: a cantora Karol Conká teve uma apresentação suspensa no festival Rec-Beat, o motivo para esta suspensão foi a conduta da rapper dentro do confinamento.
Nas redes sociais, a postura de Karol tem sido duramente criticada, a mais recente revolta dos internautas foi a tortura psicológica com o ator Lucas penteado, o que gerou grande repercussão.
A rapper cometeu o absurdo de expulsar o ator da mesa para que ela pudesse sentar para comer, sem a presença dele. E durante o jogo da discórdia, ela apontou lucas como um cancelador.
Anônimos e famosos tem enviado mensagens de apoio para família do Lucas por meio das redes sociais.
Mas tudo parece ter mudado de uma hora para outra, apos dizer que não era uma pessoa raivosa, ela prometeu que nunca mais atacaria o Lucas.
Essa mudança repentina de comportamento veio apos o apresentador Tiago Leifet ter colocado em pauta quem cancelava quem na casa.
A psicanalista Jaqueline conceição que ministra o curso psicanalise e racismo, na casa do saber e é doutoranda em antropologia e sociologia da universidade federal de santa catarina.
Analisou que: durante o discurso de Leifert, Karol entrou em um processo de auto-análise e se viu nas palavras dele.
Outra participante que esteve envolvida na batalha entre Conká e Lucas foi a psicologa DJ Lumena.
O público enxerga Lumena como uma conivente das atitudes da Rapper, o que fez a sister perder muitos seguidores no Instagram.
A crise foi tão grande que os adms da página de Lumena tiveram de criar um comunicado avisando que não concordam com os movimentos que acontecem na casa.
No post do Instagram, os adms disseram que não estão abandonando a psicologa e sim se posicionando porque acreditam que assim como é possível acertar, tambem é possível fazer uma leitura errada da situação mas ainda da tempo de reconsiderar e se reposicionar.
Para a psicanalista existe muito o que analisar no cenário que liga os participantes. Um dos cenários seria a racialidade, este conceito explica como acontece a construção de si e do próximo em relação à raça.
Mas não da para esquecer da personalidade de cada um, a forma que foram criados, e o fato de que o BBB é um programa em que a discórdia faz parte vital do jogo.
Além das tretas e lacrações o que estaria por trás de tanta mobilização do público para demostrar o que pensa da postura dos participantes.
A dinâmica do conflito entre Lucas, Lumena e Conká
A primeira briga da casa começou em menos de 3 dias do programa, logo apos os Brothers se maquiarem e terem feito um desfile.
Lumena aleluia ficou indignada e disse que a brincadeira era ofensiva para pessoas trans. Algumas mulheres trans concordaram com o posicionamento de Lumena, mas não foi nada unanime.
Alguns criadores de conteúdo apoiaram o posicionamento de Lumena devido a seu forte discurso impactante.
Bianca Fernandez uma influencer do Twitter disse que se sentiu representada não apenas pela cor e sim pelo belo discurso que foi bem posicionado, ela acredita que Lumena soube o que falar e como falar.
Apesar do apoio de alguns, a discussão fora dos muros da casa mais vigiada do Brasil ganhou proporções gigantescas.
Não faltaram comentários negativos sobre o posicionamento de Lumena, alguns disseram que ela exagerou e militou errado ou desnecessariamente.
Uma consultora da empresa B4People diz que Lumena ficou associada a uma mulher raivosa porque apos seu discurso duas mulheres Brancas da casa, disseram que ela estava brava.
Então seu discurso que no começo parecia necessário se tornou algo revoltante.
Após a repercussão do caso de transfobia, o comportamento de Lumena mudou, o que fez o público pensar que ela esta dando apoio as críticas de Karol.
Muitos estão achando incoerente, alguém com um discurso tão forte estar compactuando com as ideias extremistas de Conká. Seus fãs ainda tem esperança dela mudar e se reencontrar no jogo.
Após o episódio onde Conká pede para o ator se retirar da mesa, Lumena conversa com ele no quarto e diz que os pretos da casa querem ele fora do programa. Essa atitude foi vista como um tiro no pé.
Ela criou um belo discurso militante quando se tratou da maquiagem, mas não sustentou sua ideologia preferindo se aliar ao lacre.
Para a psicanalista, esta edição histórica com o maior número de participantes negros pode quebrar o estereotipo de que todos os negros são iguais.
A luta pode ser a mesma, porem cada ser é único, tem sua própria forma de pensar e agir. E o jogo pode deixar isso bem claro.
Lucas x Karol Conká e a questão racial no BBB
Jaqueline, que é fundadora do coletivo Di Jejê e consultora para questões de gênero e raça. Diz que a dinâmica do jogo como a de Conka e lucas, é uma reprodução do que acontece na sociedade.
Para ela o BBB esta levando para o público a realidade em que pessoas negras vivem em particular. E o benefício disso é o debate sobre saúde mental, racismo e auto ódio que começa a se abrir.
A questão racial recai sobre Lucas, por ser visto como o homem negro que não é desejável estar perto.
A psicanalista explica que homens negros que assistem ao programa falam que o Lucas está enfrentando é uma questão que se repete fora da casa.
Outros homens negros estão se afastando dele apenas para evitar as comparações. Esse é um quadro que acontece diariamente na sociedade, quando um homem é vítima de racismo ou sobre uma abordagem policial.
Ela não acredita que possa apontar os motivos de Conká estar perseguindo o Lucas, Apesar da personalidade autoritária da cantora.
O que os psicanalistas que estudam o racismo apontam é que pode ser desenvolvido um auto-ódio inconsciente e depois consciente. A ideia da rejeição. o desejo pelo mundo branco ou o que é acreditado ser o lugar de pessoas brancas como a fama.
A psicanalista Jaqueline aponta que o comportamento de Karol não da para ser apontado exatamente como racista.
Mas o que ela esta tendo é claramente uma atitude de ódio contra o Lucas. Não da para passar pano em atitudes assim.
O fato é que Crescemos ouvindo que o negro é menos e para conseguir ser mais neste mundo, precisamos ser alienados ou aprender a amar e desejar o mundo dos brancos, nem que seja na base da violência psicológica e atitudes de ruptura.
No fim das contas Karol é uma mulher que foi adoecida pelo racismo.
[…] A questão racial no BBB – como o lacre e a discórdia afeta os participantes? […]